segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TRAJE MASCULINO - DICAS DE COMO SE VESTIR

Hoje em dia é importante saber se vestir para isso existem vários códigos de roupas e um deles é o traje masculino.O blazer e o terno são os mais comuns, seguido do smoking, que é o traje a rigor. E foi por causa de um amigo, que resolvi escrever essas dicas para a ala masculina, espero sanar as dúvidas existentes e que sejam essenciais para que os homens se mantenham alinhado e elegante.

Vamos começar pelo "Traje Esportivo" - ocasiões: jantar na casa de um amigo de trabalho, passeios, entre outras ocasiões informais.

- Esse não é um traje complicado, homens de camisa social ou camisa pólo, calça esportiva, tênis, sapatênis ou mocassim, vale um jeans que não seja estropiado (com muito detalhe de ranhuras e bigodes);




"Traje Esporte Fino" - ocasiões: jantar na casa do chefe, de um contato empresarial, e outras ocasiões sociais.

- Aqui o traje já subiu um pouco a formalidade, não tem necessidade de usar a gravata, nesse caso o jeans deve ser substituido por uma calça de brim ou gabardine, tecido parecido com o oxford, porém, mais nobre do que ele. Homens essa é a hora de usar blazer sobre a camisa, calça social, cinto e sapato social.




"Traje Social"- ocasiões: reuniões empresariais, congressos, seminários, executivos (formal e padronizado)e outras ocasiões formais.

- Nesse caso é o social completo, homens de terno e gravata, e sapato social que combine com o terno.

Em relação aos modelos temos quatro mais comuns:
  • Italiano: os ombros são largos, não tem abertura traseira, a modelagem é um pouco quadrada. Esse modelo é ideal para homens muito magros ou que tenha ombros estreitos, equilibra a forma corpórea do homem, tenha muita cautela ao escolher esse modelo;





  • Britânico: esse é um modelo confortável e que facilita o movimento do corpo, e tem duas aberturas traseiras, é ideal para o homem que tem um pouco mais de massa muscular;





  •  Americano: esse modelo possui lapelas estreitas e alongadas, e um fenda traseira, além de contribuir afinando e alongando a silhueta. Esse é um modelo ideal para todo o tipo de corpo masculino, tanto para os que estão acima do peso ou tem uma estatura baixa;





  • Jaquetão: esse não é um modelo muito confortável, mas para aqueles que gostam é um modelo de paletó transpassado, é indicado para homens altos e magros e deve ser usado sempre fechado, já para quem trabalha sentado deve evitar esse modelo, pois incomoda e dificulta o movimento.





"Traje Black-tie " - ocasiões: é adequado para jantares público e privados, bailes e festas.

- Ou traje a rigor, nesse caso entra o smoking, que é um traje de cerimônia masculino, semiformal, para eventos noturnos, exige-se o laço preto de seda e casaco preto ou azul muito escuro;
O traje equivalente para usar durante o dia é o meio-fraque e para uma cerimônia durante a noite, como um casamento religioso, o fraque tem que ser completo e escuro. Não use smoking em casamentos religiosos, devido a sua origem no Reino Unido é uma quebra de etiqueta.






DICAS DE CORES


As cores são importantes, pois pode fazer com que você emagreça ou deixar seu visual ainda mais elegante.
Essas são as mais usadas: marinho, preto e cinza chumbo ( um tom escuro de cinza), são ideiais para o dia e para a noite, mas o ideal para as ocasiões diurnas são os tons de bege e cinza claro, contudo é preciso ter um pouco de cautela na escolha da cor da camisa, os ternos beges e cinza claro ficam bem com camisa branca, azul bem claro, cor marrom e azul indo para o tom do cinza escuro. Entretanto, os ternos de cor bege combinam melhor com peles morenas e negras e os tons cinzas com pele mais clara.


Um terno que não deve faltar no guarda-roupa masculino é o risca de giz, além de ser um clássico é indicado para quem está acima do peso e as listras no sentido vertical faz alongar a silhueta, ideal também para os homens de estatura baixa.




O terno xadrez é outro clássico, mas é somente para quem está acostumado e gosta de se diferenciar dos demais, é ideal para o inverno. Todavia, os homens que estão acima do peso deve evitar esse modelo, haja vista que aumenta a silhueta, dando a sensação de mais volume. Só para curiosidade, o tecido xadrez foi criado na Escócia, no século XIX, e durante somente no século XX  foi usado a príncipio em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular entre as mulheres, tornando-se xales, vestidos, mantôs, entretanto somente na década de 60 foi usado na fabricação de calças femininas.



Os sapatos são um item importante na composição do look masculino, para isso existem os sapatos sociais e os informais e como usá-los com o traje?

Não importa a ocasião, você pode estar vestindo uma calça jeans, um terno ou uma camisa básica, no entanto, você pode se sair bem se souber que cor e modelo de sapato usar com determinado tipo de roupa.
Aqui vão algumas dicas:

1º Verifique a qualidade do sapato;
2º Qual o tipo de comemoração ou evento?
3º Em ocasiões informais: tênis ou sapatênis com camisa básica e calça jeans;
4º Em ocasiões formais: abuse dos sapatos sociais, sempre tenha em mãos duas cores de sapatos sociais, um preto e um marrom;
5º Sapatos de cor preta vai bem com ternos de tons escuros: preto, azul-marinho, cinza ou cinza-grafite;
6º Use sapatos de cor marrom com ternos de cor bege, marfim, cáqui ou marrom claro;
7º Sapatos brancos somente com ternos brancos;
8º Quantos sapatos bicolores (duas cores) e de verniz é dificil de combinarem mas use somente durante a noite;
9º Quanto a meia deve combinar com o tom da calça ou a cor deve estar próximo do tom;
10º Calças pretas e marinho combinam com meias pretas e grafites;
11º Calças de cor marrom, bege e de tons claros com meias marrom e bege;
12º Meia branca é mais indicado para trajes esportivos, com tênis ou sapatênis. Exceto quando o terno for branco, aí exige-se usar meia branca.


Lembre-se de verificar o tipo de ocasião ou evento, pois é importante para que você escolha corretamente o traje que irá vestir. Como dizia Coco Chanel: " A moda sai de moda, o estilo jamais!"

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário